quinta-feira, 30 de junho de 2011

Por um mundo melhor... Está na hora de mudar!!!

Consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem estar e não um fim em si mesmo.

(por Equipe Akatu)

Conheça  os 12 princípios do consumo consciente


1. Planeje suas compras
Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

2. Avalie os impactos de seu consumo
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

3. Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

4. Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

5. Separe seu lixo
Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

6. Use crédito conscientemente

Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.

7. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.

10. Divulgue o consumo consciente
Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

11. Cobre dos políticos
Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.

12. Reflita sobre seus valores
Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.

Visite:
http://www.akatu.org.br/ 

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Florestas e Homens

Biologando na rede tive a oportunidade de ver um vídeo, que como diz a Gestora Ambiental da Cooperativa Crescer - Érica Sena: "É muito bom e todos deveriam ver". Por isso, estou repassando.



Vacinação para Adultos?

Diferentemente do que muita gente pensa, não só as crianças devem tomar vacinas. Existem algumas vacinas que são muito importantes para os adultos. Segue abaixo algumas delas:

Dupla tipo adulto (dT) - contra difteria e tétano
A Difteria é causada por uma bactéria, afeta o sistema respiratório e causa febres e dores de cabeça. A toxina da bactéria causadora do tétano compromete os músculos e leva a espasmos.
Ferir o pé com prego enferrujado é uma das formas mais conhecidas de contágio.
Quem deve tomar - Todos, a cada dez anos
Quando tomar - A primeira parte da vacinação da dT é feita em três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda e entre a segunda e a terceira. Geralmente, essas três doses são tomadas na infância. Certifique-se olhando a carteira de vacinação. Depois delas, o reforço deve ser feito a cada dez anos.

Tríplice-viral - contra sarampo, caxumba e rubéola
O sarampo se caracteriza por manchas vermelhas no corpo e transmitida por via respiratória. A caxumba é conhecida por deixar o pescoço inchado, também tem transmissão por via respiratória. A rubéola é caracterizada por aumento dos gânglios do pescoço e por manchas avermelhadas na pele, é mais perigosa para gestantes.
Quem deve tomar - Todos os nascidos a partir de 1960. O Ministério da Saúde considera que quem nasceu antes disso já foi vacinado ou já teve a doença
Quando tomar - O adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver recebido as duas doses recomendadas para a imunização completa. Mulheres que pretendem ter filhos, não foram imunizadas ou nunca tiveram rubéola devem tomar a vacina um mês antes de engravidar.

Vacina contra a hepatite B
A hepatite B é transmitida pelo sangue, em geral não apresenta sintomas. Alguns pacientes se curam naturalmente, em outros a doença pode se tornar crônica, podendo levar à cirrose.
Quem deve tomar - Todos os que não tomaram as três doses da vacina
Quando tomar - Gratuitamente, até os 19 anos ou em qualquer fase da vida caso o adulto faça parte de um grupo de risco (pessoas que tenham contato com sangue). Fora isso, qualquer adulto em clínicas particulares.

Pneumo 23 - doenças pneumocócicas
Entre os principais sintomas da pneumonia (inflamação dos pulmões), estão febre alta, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro.
Quem deve tomar - Adultos com doenças crônicas em órgãos como pulmão e coração -alvos mais fáceis para o pneumococo. É preciso ir a um centro especializado, como o Hospital das Clínicas e a Unifesp. Endereços no site www.cve.saude.sp.gov.br
Quando tomar - Quando o adulto for portador de doença crônica.

Vacina contra a febre amarela
A febre amarela é transmitida por mosquito, tem como principais sintomas febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) e hemorragias.
Quem deve tomar - Pessoas que estiverem em áreas de risco ou com viagem marcada para essas regiões. São elas: zonas rurais no Norte e no Centro-Oeste do país e alguns municípios dos Estados do Maranhão, do Piauí, da Bahia, de Minas Gerais, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Mais de 120 países exigem o certificado dessa vacinação.
Quando tomar - Pessoas que morarem em locais de risco devem tomar a vacina a cada dez anos, durante toda a vida. Quem for para uma dessas regiões precisa ser vacinado pelo menos dez dias antes da viagem.

Vacina contra o influenza - gripe
A gripe é transmitida por via respiratória, leva a dores musculares e a febres altas. Seu ciclo costuma ser de uma semana.
Quem deve tomar - Maiores de 60 anos nos postos de saúde ou qualquer adulto em clínicas particulares
Quando tomar - É possível se vacinar em qualquer época. Quem preferir, pode esperar os meses de campanha de vacinação dos idosos
Para receber a dose de qualquer vacina descrita, é necessário levar documento de identidade.

Por Jessica Moraes

sábado, 25 de junho de 2011

Saiu na Ciência Hoje!!!

Na linha dos fenômenos raros ligados à reprodução, o biólogo Jerry Carvalho Borges aborda em sua coluna os fatores envolvidos na formação de embriões humanos com 69 cromossomos.
Por: Jerry Carvalho Borges


O genoma humano é composto por dois conjuntos de 23 unidades genéticas – os cromossomos – herdadas de nossos pais. A união dos gametas paterno e materno, cada um com um grupo de cromossomos (haploides), durante a reprodução sexuada, restabelece o padrão cromossômico da espécie (diploidia), garantindo um desenvolvimento harmonioso do organismo.

O genoma celular foi selecionado evolutivamente para agir de forma eficiente frente a diferentes estímulos ambientais. Por exemplo, foram desenvolvidos mecanismos para assegurar que o gameta feminino (ovócito) seja fecundado por apenas um dos cerca de 250 milhões de espermatozoides liberados em uma ejaculação masculina.

Alterações no número padrão de cromossomos podem resultar em problemas para o desenvolvimento do indivíduo. As síndromes de Down e de Klinefelter, causadas pela presença de um cromossomo a mais nos genomas celulares, e as síndromes de Turner e de Cri du Chat, relacionadas à falta de um cromossomo, são exemplos desses processos.

Em todos esses casos, os indivíduos afetados apresentam uma série de alterações anatômicas, morfológicas e fisiológicas em seus organismos e têm o seu desenvolvimento e expectativa de vida afetados.

Estudos indicam que a presença de cromossomos extras pode dificultar processos essenciais para a vida celular, como a formação das fibras do fuso mitótico, estrutura fundamental para a divisão celular.

Modificações mais drásticas nos genomas celulares associados com acréscimos de conjuntos inteiros de cromossomos paternos ou maternos (poliploidia) resultam, quase que invariavelmente, na inviabilização do desenvolvimento embrionário. Contudo, em raras ocasiões, embriões com três conjuntos de cromossomos, conhecidos como triploides, podem se desenvolver, pelo menos, por um determinado período.

Quebrando barreiras

Pesquisas recentes têm se debruçado sobre essas raras ocasiões e procurado esclarecer como podem se formar e se desenvolver, pelo menos durante algum tempo, embriões e fetos humanos com conjuntos extras de cromossomos.

Um dos mecanismos conhecidos que levam à formação de embriões triploides envolve a penetração de dois espermatozoides em um único ovócito. Contudo, para que isso ocorra, os gametas masculinos terão que suplantar as barreiras que impedem a ocorrência de uma dupla fecundação.

Para que ocorra a fecundação, o espermatozoide tem de ser capaz de penetrar o gameta feminino através de seus dois envoltórios. O primeiro desses envoltórios, denominado coroa radiata, é formado por até 20 camadas de células. O outro compreende a região conhecida como zona pelúcida, uma membrana glicoproteica que envolve a membrana plasmática do gameta feminino.

Imediatamente após a penetração do primeiro espermatozoide no interior do ovócito, ocorrem modificações que impedem a entrada de outros. Basicamente, alterações na polaridade da membrana dos ovócitos inviabilizam momentaneamente o seu contato com os espermatozoides, união essencial à penetração destes no citoplasma do gameta feminino.

Como esse processo tem duração restrita, posteriormente o ovócito libera enzimas que causam modificações permanentes na estrutura da zona pelúcida, impedindo assim outras fecundações.
Apesar da grande eficiência desse mecanismo, ocasionalmente mais de um espermatozoide penetra o citoplasma do ovócito, causando a formação de um zigoto triploide. É importante, contudo, não confundir a triploidia com a formação de gêmeos.

Gestações gemelares fraternas ou dizigóticas ocorrem quando há a produção ─ e consequente fecundação ─ de mais de um ovócito em um mesmo ciclo reprodutivo. Gêmeos idênticos ou monozigóticos, por sua vez, são formados por uma divisão posterior do embrião em desenvolvimento.

Falhas na divisão

Ao contrário do que se poderia supor, a triploidia é uma das mais frequentes anomalias observadas na gestação humana, ocorrendo em cerca de 1% a 3% das concepções. Análises citogenéticas e morfológicas indicam que de 15% a 18% dos embriões abortados espontaneamente são triploides.
Apesar disso, existem casos descritos de nascimentos de crianças triploides. No entanto, esses indivíduos normalmente morrem no início de sua vida pós-natal. Casos de crianças triploides que sobrevivem por períodos superiores a 60 dias são raríssimos.

Recentemente, pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, descreveram o caso de uma criança grega triploide (69 cromossomos) que sobreviveu por 164 dias. Análises realizadas por esses cientistas, liderados por Dimitrios Iliopoulos, indicaram que complicações respiratórias foram responsáveis pelo falecimento da criança.

Um levantamento realizado por equipe de pesquisadores liderada por Patricia Jacobs, da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, indicou que 66,4% dos casos de triploidia humana são resultado da união de dois espermatozoides com o ovócito. Mais raramente, esse processo pode ocorrer como resultado da fecundação de um ovócito por um espermatozoide diploide que teve problemas em sua meiose.

Alternativamente, um embrião triploide pode ser formado por 23 cromossomos paternos e por dois conjuntos cromossômicos maternos. Esse evento, conhecido como triploidia por diginia, tampouco está relacionado a uma dupla fecundação, mas sim com uma falha na primeira ou na segunda divisão da meiose do ovócito.
Erros na meiose fazem com que o ovócito, normalmente haploide, apresente-se com dois conjuntos cromossômicos e, ao ser fecundado pelo espermatozoide, torna-se triploide.

Na maioria dos casos, análises de embriões triploides indicam a presença de três pró-núcleos no interior do óvulo fecundado, provenientes dos núcleos haploides dos gametas masculinos e femininos. Contudo, óvulos resultantes da fecundação por espermatozoides diploides ou de ovócitos que tiveram falha em uma das etapas da meiose, apresentam dois pró-núcleos, assim como em óvulos fecundados normalmente.

Embriões descartados em procedimentos de fecundação assistida têm levado a avanços significativos na compreensão dos eventos que resultam na formação de embriões com conjuntos extras de cromossomos. Contudo, somente o encontro e o acompanhamento do desenvolvimento de algum desses raríssimos embriões poderão apontar os mecanismos celulares que permitem a sobrevivência, proliferação e diferenciação do embrião triploide até, em alguns casos, se alcançar o nascimento.Jerry Carvalho BorgesDepartamento de Medicina Veterinária
Universidade Federal de Lavras

segunda-feira, 20 de junho de 2011

"Sonho Brasileiro!"

Que formidável a reportagem do Fantástico (TV Globo) de ontem (19/06) à noite! Uma pesquisa intitulada “Sonho Brasileiro”, realizada em 173 cidades de 23 estados do Brasil com 2,9 mil jovens, entre 18 e 24 anos. Foi indagado a esses jovens: “Qual o seu sonho?”, e surpreendentemente o resultado foi FANTÁSTICO.

"Melhorar e transformar o mundo em que vivemos [...], conciliando trabalho e transformação social", é o que pensam os jovens brasileiros de 18 a 24 anos hoje. A grande maioria dos jovens pensam que não existem mais dúvidas que já estamos vivendo no país do presente.
Nos anos 50 e 60, o objetivo dos jovens era acabar com a caretice do mundo. Eles queriam mais liberdade. Nos anos 70, o inimigo era a ditadura. A meta: fazer a revolução. Nos anos 80 e 90, o sonho ficou mais individualista: carreira, dinheiro, sucesso. E o que quer para o futuro o jovem de hoje?
Segundo a pesquisa, o jovem de hoje não é individualista. Ele quer sim melhorar e transformar o mundo em que vivemos. Acontece que ele quer fazer isso sem deixar de ganhar o seu próprio dinheiro, sem abrir mão de ter sua independência financeira. Então, o ideal para o jovem de hoje é conciliar trabalho e transformação social. Alguns já fazem isso. Segundo a pesquisa 8% dos jovens são transformadores. Gente que ganha o sustento transformando o mundo para melhor. Como você imaginaria o fundador de um banco? “É o nosso banco. Pode ver que não tem, graças a deus, nenhuma porta giratória”, conta Thiago Vinicius, de 22 anos. O banco trabalha com um dinheiro que parece de mentira: o Sampaio, uma moeda paralela que circula na comunidade do bairro de Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. “Para pessoa física, para população, eles emprestam sem juros para consumo de mercadorias.
A pesquisa aponta que 77% dos jovens acreditam que seu bem-estar depende do bem-estar da sociedade onde vivem. Aos treze anos, João Felipe disparou e-mails para organizações de todo o planeta falando: “‘meu nome é João, tenho 13 anos e eu quero mudar o mundo, me ajuda’. Só cinco pessoas responderam. E dessas cinco, quase todas falavam mais ou menos a mesma coisa: ‘você é muito novo pra fazer a diferença’”.
João começou a conectar jovens com idéias boas e jovens com boas intenções. “Quando eu percebi, eu já tava vivendo 100% do tempo fazendo isso e era isso que me fazia feliz e acabou virando minha profissão”, conta. Hoje, aos 25, ele trabalha na ONU e já ajudou a mudar o mundo em 41 países. Usa e ensina um método que ele próprio inventou. Uma espécie de jogo para estimular mudanças. “A gente tem sete dias pra mobilizar essa comunidade e pra tentar descobrir qual é o sonho da comunidade e construir esse sonho”, explica João.
Segundo a pesquisa, 76% acreditam que o Brasil está mudando para melhor.
Enfim, a pesquisa só nos mostrou mais claramente uma realidade,  que jovens de pouco menos de 25 anos estão "agindo" para melhorar o mundo em que vivemos, o que muita gente madura não tem coragem nem atitude, só planeja.
FONTE:http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1665253-15605,00-PARA+DOS+JOVENS+BRASIL+ESTA+MUDANDO+PARA+MELHOR.html

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Reflexão a cerca do cocô

Para Paul Theroux, “pelas leis da natureza, todo homem é um produtor e um consumidor, ou seja, se ele consome ele também produz”

Ainda sobre cocô!

Nosssssa, que assunto!! Mas se até o nosso célebre Vínicius fez citações em seus poemas...Então, para amenizar um pouco a idéia da coisa vamos relaxar com uma de suas obras.


Poema Enjoadinho
Filhos... Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem shampoo
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!



Vinícius de Moraes

domingo, 12 de junho de 2011

Extinção de Espécies

Extinção de espécies é o desaparecimento completo de uma espécie animal ou vegetal por falta de adaptação às mudanças ambientais. Estima-se que o número total de espécies no planeta varie de 5 milhões a 30 milhões. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), cerca de um quarto delas corre o risco de extinção até a metade do próximo século. Entre os animais ameaçados estão 11% das espécies de aves e 25% das de mamíferos. No Brasil - país de maior diversidade biológica do mundo, segundo o Worldwatch Institute (EUA) -, onde vivem cerca de 15% a 20% do total de espécies do planeta, 300 animais e vegetais encontram-se em perigo de extinção. http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/extincao-de-especies
Entre os animais em risco no planeta estão :
1-Onça-pintada: encontrada no Pantanal, desaparece da região devido à caça indiscriminada. Sua pele tem cotação em dólares no mercado internacional.

2 -Ararinha-azul: cobiçada no mercado internacional por sua plumagem. Há apenas cerca de cinqüenta desses animais, vivendo no Piauí e na Bahia.
3-Mico-leão-dourado: com a redução da Mata Atlântica, perdeu seu hábitat natural. Restam algumas centenas na reserva de Poço das Antas, no estado do Rio de Janeiro.
4- Tartaruga-de-couro: cada vez mais rara no litoral brasileiro. Sua carne saborosa e seus ovos são disputados pelos pescadores do país.
5-Panda gigante da China:  alimenta-se quase exclusivamente de bambu, gastando até 16 horas por dia para comer. Mas, vez por outra eles também pode se alimentar de insetos, ratos do bambu, peixe e outra vegetação.
6-Baleia-azul: são encontradas em águas frias de todos os oceanos e se alimentam basicamente de Krill, um crustáceo bem parecido com o camarão. Elas podem chegar a pesar 130.000 kg com aproximadamente 33 metros de comprimento e chegam a viver até 90 anos.
7-Lontra brasileira (Lontra longicaudis): ora está na terra, ora está na água, é conhecida por ser muito dócil e, até mesmo, brincalhona.

Um relatório divulgado pela ONG ecológica World Wild Fund (WWF) apontou que o desmatamento na Amazônia já atinge 13% da cobertura original. O caso da Mata Atlântica é ainda mais trágico, pois apenas 9% da mata sobrevive a cobertura original de 1500. No mundo todo, 150 mil quilômetros quadrados de floresta tropical são derrubados por ano, sendo que no Brasil, esse número gira em torno de 20 mil quilômetros quadrados.

A situação da fauna é igualmente preocupante. Cientistas do Plano das Nações Unidas para o Meio Ambiente calculam que existam entre 10 e 100 milhões de espécies de seres vivos no planeta, das quais 25% estão ameaçados de extinção. Todo dia, no mundo inteiro, desaparecem quase trezentas espécies animais e vegetais devido à destruição de seus habitats.
http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=27175&action=geral

sábado, 4 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente

         O dia mundial do Meio Ambiente, que corresponde ao dia 5 de junho, foi criado como um marco para a conscientização e Preservação Ambiental. Tal ocorrência teve início durante o ano de 1972, na Suécia, quando então passou a ser considerado pela Conferência das Nações Unidas, como o maior evento realizado em prol do Meio Ambiente Mundial. A partir de então diversos países em todo o mundo, incluindo o Brasil, passaram a computar em seus calendários esta importante data, como forma de conscientização e Educação Ambiental das pessoas.
         Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
        O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou que a Índia, uma das economias que mais investe em crescimento verde, será, pela primeira vez, a anfitriã do Dia Mundial do Meio Ambiente – WED, no dia 5 de junho de 2011.O tema deste ano, "Florestas: a Natureza a seu Serviço", ressalta a conexão intrínseca entre qualidade de vida e saúde dos ecossistemas florestais, e abrange, também, o Ano Internacional das Florestas da ONU.
Fonte:http://sustentabilidade-tecnologica