segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Qual é a importância ecológica das baratas urbanas? Elas trazem algum benefício para os humanos?


As baratas são insetos muito diversos e abundantes e, por serem onívoras, ou seja, por comerem de tudo, têm papel vital como decompositoras de restos orgânicos. Além disso, elas fazem parte da dieta de muitos outros animais, como aves, aranhas, lacraias e escorpiões.
As baratas urbanas, em especial, são totalmente dependentes da presença dos seres humanos e muito importantes dentro da cadeia alimentar das cidades. Apesar de representarem apenas uma mínima porção das espécies existentes de baratas, cerca de 1%, elas são muito numerosas e o seu desaparecimento causaria um forte desequilíbrio nos ecossistemas urbanos.
Esses insetos consomem rapidamente toneladas de fezes, cadáveres, restos alimentares e até papel, cigarros e plásticos. Se sumissem, sofreríamos com um rápido acúmulo de resíduos humanos nos esgotos e cemitérios.
Por servirem de alimento a muitos predadores que fazem parte da fauna da cidade – como ratos e morcegos –, seu fim causaria também uma rápida desestabilização das populações animais.
Seria necessário um longo período de readaptação ecológica até que outro ser vivo ocupasse o nicho das baratas. Por isso, mesmo que você não goste delas, é mais sábio deixar que continuem habitando nossos esgotos, lixeiras e cemitérios.

Fonte:http://cienciahoje.uol.com.br

3 comentários:

  1. Nosssa Que coisa em não sabia disso apesar de não gostar de Matar Os Bichos em Geral...
    Elas são Bem Nojentas não é mesmo kkk
    parabéns pelo Blog :)

    ResponderExcluir
  2. Aproveitei-me desta explicação para transmitir conhecimentos.
    Parabenizo a todos pelo conteúdo apresentado.

    ResponderExcluir