terça-feira, 5 de julho de 2011

Qual o destino das embalagens que você compra?

Quando você vai à feira e compra refrigerantes, o que faz com as embalagens? Garrafas Pet descartadas indevidamente é uma questão que precisa ser analisada cuidadosamente. Sim, porque embalagem é algo que você paga, leva para casa e depois, simplesmente, joga fora. É preciso avaliar o impacto delas na natureza, desde a sua fabricação até o seu descarte.
A correta separação desses materiais em nossas casas e o encaminhamento para catadores ou empresas recicladoras permitem que retornem para o processo produtivo. É uma questão de modificar nossa atitude sobre o que consideramos “lixo”.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, “cerca de 30% de todo nosso ‘lixo’ é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas, e todos esses materiais têm valor de mercado, pois são reaproveitados como matéria-prima no processo de fabricação de novos produtos.”
Observe o que você vem comprando e avalie se a embalagem dos produtos  é a melhor alternativa para o meio ambiente. E, se não for reaproveitá-la, doe-a para que seja transformada em algo útil, que gere renda para alguém, além de diminuir a quantidade de resíduos nos lixões e aterros. Procure na sua cidade, projetos, associações ou ONGs que trabalhem com reciclagem. Existem Órgãos que oferecem cursos com materiais que muita gente joga no lixo.
Garrafa Pet não é lixo,  mas uma possibilidade de transformação. Um alerta a todos: nosso “lixo” não é jogado “fora”, ele permanece “dentro” do planeta. Reaproveitar este material é, acima de tudo, respeito pela vida humana e pelo ambiente. É saber olhar o mundo, tão vazio de esperança, com amor. Pense nisto!

Fonte:Ecoblogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário